PREFA MEIO
DENGUE

GUARAPUAVA FAZ HISTÓRIA NA OFERTA DE VAGAS NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (SME), em 2021, apenas 204 crianças eram atendidas em tempo integral nos CMEI"s. Este número saltou para 2794 vagas em 2024, um crescimento, portanto, de 1369,61% em quatro anos.

Por Percival Júnior em 23/05/2024 às 17:24:40

Não há dúvidas de que a educação é a base do desenvolvimento e crescimento de toda a sociedade. No entanto, em muitos momentos, e em diversas cidades do País, este é um dos setores mais deficitários. Além disso, a falta de vagas nas escolas, sobretudo, nas instituições infantis, é fator que prejudica o crescimento de uma comunidade. Neste ínterim, os pais que precisam trabalhar são os mais afetados e, muitas vezes, precisam optar por deixar o emprego para cuidar dos filhos.

Atualmente, além de figurar como um dos municípios que mais cresce no Brasil em diversos setores, a cidade é tida como modelo em se tratando de desenvolvimento educacional. Quanto ao número de vagas ofertadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI"s) em tempo integral, houve um aumento estrondoso nos últimos quatro anos.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (SME), em 2021, apenas 204 crianças eram atendidas em tempo integral nos CMEI"s. Em 2024, no entanto, Guarapuava conta com 2794 crianças matriculadas na educação infantil estudando durante todo o dia. O número aponta para um crescimento de 1369,61% em quatro anos. Este, no entanto, foi um salto histórico em se tratando da educação municipal. Além disso, dos 28 CMEI"s existentes no Município, 25 deles atendem em período integral e os outros três se encaminham para esta prática nos próximos anos.

De acordo com o prefeito Celso Góes, os números são altos, mas ele considera que ainda há muito a ser feito pela educação municipal. Conforme destaca, a oferta de vagas em tempo integral nos CMEI"s é uma necessidade, uma vez que com o aumento da população, bem como com a chegada de novas empresas na cidade, muitos pais precisam sair de casa para trabalhar e necessitam deixar seus filhos em um lugar seguro, com garantia de cuidados, aprendizagem e qualidade de vida para as crianças.

"Trabalhar e cuidar dos filhos é um dever sagrado dos pais. Todas as crianças merecem um ambiente digno e exemplar para se desenvolver e aprender. A nós, da administração, cabe trabalhar com toda dedicação para que as famílias tenham condições dignas de educar seus filhos sem comprometer a vida profissional. Desde o início da minha gestão, assim como na área da saúde, a educação era um setor que me preocupava e me preocupa muito. Por isso, é preciso atenção e planejamento. A partir disso e de um trabalho incansável da Secretaria de Educação, conseguimos avançar em todas as áreas do ensino municipal, com destaque para as ofertas de vagas em tempo integral nos CMEI"s. Eu entendo que os pais que deixam seus filhos na escola, sob os cuidados de profissionais dedicados, podem trabalhar tranquilamente durante o dia todo e voltar para casa sem maiores preocupações, pois sabem que a criança está bem assistida. Sei que ainda temos muito a acrescentar no ensino municipal, mas posso dizer também, que muito foi feito até aqui e os resultados são visíveis. A educação municipal de Guarapuava recebeu diversos prêmios e serve de modelo para outras cidades do Brasil. Dessas 28 unidades de ensino infantil, 25 delas oferecem atendimento em tempo integral. O objetivo é tornar o atendimento de todos os nossos Centros de Educação Infantil em tempo integral. Vamos trabalhar para isso", destaca Celso.

A secretária de Educação de Guarapuava, Rejane Corrêa da Luz, atribui o sucesso na expansão do ensino infantil ao trabalho conjunto entre as equipes da Pasta, sempre com foco na comunidade. De acordo com Rejane, cuidar das crianças é garantir um futuro de sucesso para toda a população.

"Desde 2021, o Município de Guarapuava tem feito investimentos significativos na expansão das vagas em tempo integral nos Centros Municipais de Educação Infantil. Este aumento só foi possível graças ao trabalho conjunto da nossa equipe de educação, dos gestores e educadores dos CMEI"s, e do apoio da comunidade. Continuaremos a trabalhar para que mais crianças tenham acesso a uma educação de qualidade em tempo integral, fortalecendo o futuro de Guarapuava", afirma Rejane.

Para o diretor de Legislação e Processos Educacionais da SME, Gerson Poleze, essa expansão é resultado de uma política educacional sólida e de um planejamento estratégico que envolveu a colaboração de diversos setores do município.

"Acreditamos que o atendimento em tempo integral é fundamental para o desenvolvimento completo das crianças, oferecendo a elas oportunidades de aprendizado, socialização e desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro", conclui Gerson.

Comunicar erro
ODONTOTOP

Comentários

PATOESTE 3