PREFA MEIO
DENGUE

AS INSCRIÇÕES PARA O II SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE HIV-AIDS, REALIZADO PELO SAE, ESTÃO ABERTAS

O evento ocorre nos dias 25 e 26 de junho e as inscrições devem ser feitas no site de eventos da Unicentro.

Por Percival Júnior em 05/06/2024 às 13:29:00

A Prefeitura de Guarapuava, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da Secretaria de Saúde, realiza o II Simpósio Nacional Sobre HIV-AIDS. O evento ocorre nos dias 25 e 26 de junho, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, no Auditório Francisco Contini, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus Santa Cruz.

O evento tem como público-alvo profissionais e acad√™micos da √°rea da saúde, com o objetivo de formar uma "linha de cuidado" às PVHIV (Pessoas Vivendo com HIV). As inscrições podem ser realizadas no site de eventos da Unicentro AQUI, até o dia 15 de junho para estudantes, professores e profissionais apresentadores, e até o dia 26 de junho para o público em geral, estudantes, professores e profissionais ouvintes.

A programação oficial do evento deve ser divulgada em breve no perfil do Instagram do SAE AQUI.

"O SAE vem desenvolvendo v√°rios projetos de educação em saúde e projetos de prevenção como: Humaniza Guarapuava, que realiza o cadastramento de unidades e profissionais do sexo, com foco na orientação, prevenção, tratamento e acompanhamento de HIV (Vírus da Imunodefici√™ncia Humana) /AIDS (Síndrome da Imunodefici√™ncia Adquirida), IST`s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e hepatites virais. Protagonismo Juvenil, que busca capacitar jovens a respeito da sexualidade e formas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, além de levar outros jovens a este conhecimento de autocuidado. SAE no Bairros, que realiza o matriciamento da Atenção Prim√°ria à Saúde (APS) e ações na comunidade. Aleitamento Seguro, que oferece testagem r√°pida em lactantes para diagnóstico precoce e prevenção da transmissão vertical pelo aleitamento materno. Atendimento on-line através do Call Center/SARA, para atendimento de exposição sexual. Estes projetos incluem ações que envolvem toda a rede de atenção, gerando um atendimento conjunto e de forma integral aos pacientes", destacou a enfermeira e coordenadora do SAE, √āngela Maria de Camargo.

O Município de Guarapuava foi o primeiro do Brasil a receber um duplo selo do Ministério da Saúde, comprovando a eliminação da transmissão vertical do HIV e da Sífilis na última década. Além disso, percebeu-se um aumento progressivo na testagem r√°pida e, consequentemente, novos diagnósticos; na adesão à PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV; no uso da PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que é uma tecnologia inserida no conjunto de estratégias da Prevenção Combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para atender às necessidades de cada pessoa ou ainda das possibilidades de inserir o método preventivo na sua vida, e outras profilaxias; e no resgate de paciente HIV+ em abandono de tratamento

Assim, o II Simpósio Nacional de HIV/AIDS que busca discutir com diferentes profissionais de saúde e pesquisadores do País os desafios do compartilhamento do cuidado na rede de atenção ao paciente portador de HIV/AIDS.

"O cuidado compartilhado é fundamental para a melhoria do atendimento das pessoas vivendo com HIV, pois oferece um cuidado baseado nas necessidades de saúde da pessoa, buscando mais proximidade, contato e vínculo. Para que esse cuidado ocorra de forma integral, deve-se incluir a Atenção B√°sica como porta de entrada, norteadora do cuidado e coordenadora do fluxo de encaminhamento do usu√°rio aos serviços especializados e diferentes pontos da rede, com diferentes configurações tecnológicas, integrados por serviços de apoio logístico, técnico e de gestão, para garantir a integralidade do cuidado. Juntos, construiremos uma rede de saúde articulada e integrada, contribuindo para que as PVHIV tenham mais qualidade de vida", concluiu √āngela.


Comunicar erro
ODONTOTOP

Coment√°rios

PATOESTE 3