PREFEITURA MEIO 1

INVERNO REQUER CUIDADOS AINDA MAIORES CONTRA A DENGUE

Dias mais frios devem ser usados para acabar com criadouros. A melhor forma de prevenção da dengue √© evitar a proliferação do mosquito, eliminando √°gua armazenada em pontos que podem se tornar poss√≠veis focos da doença.

Por Percival Júnior em 14/05/2024 às 14:36:33

Ao contr√°rio do que muitas pessoas podem pensar, os períodos de frio não eliminam o mosquito Aedes aegypti, respons√°vel por contaminar pessoas com a dengue e com a febre chikungunya.

Especialistas apontam que no período de inverno, os cuidados diminuem, uma vez que o mosquito transmissor dessas doenças circula menos. No entanto, se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e, quando a estação quente recomeçar, eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito.

A respons√°vel pelo setor de Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Sabina Curi, sublinha que a prevenção é a melhor arma contra a transmissão da dengue e de outras doenças causadas pelo mosquito.

"As pessoas se enganam ao pensar que em época de frio, o mosquito transmissor da dengue morre. Ao contr√°rio, se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados nesses locais, permanecerão intactos e sem √°gua por até um ano e dois meses. Quando volta a esquentar, eles se proliferam. Então, a questão clim√°tica é bem complicada, porque se formos analisar, em um dia temos temperatura negativa de manhã, j√° no período da tarde esquenta. Portanto, mesmo com temperaturas baixas, o mosquito se prolifera. Infelizmente, haver√° pessoas doentes com dengue o ano todo. Por isso, é necess√°rio muito cuidado, sempre primando pela eliminação dos focos de infecção", explicou Sabina.

COMO PREVENIR

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando √°gua armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros.

Vasos de plantas, pneus, garrafas pl√°sticas e até recipientes pequenos, como tampas de garrafas, podem conter larvas do mosquito.

Para quem vai viajar nas férias de julho, a orientação é substituir a √°gua dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar a caixa d"√°gua tampada e cobrir todos os grandes reservatórios de √°gua, como as piscinas, por exemplo.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5¬ļC), dores musculares intensas, dor nos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A infecção pode ser desde assintom√°ticas, ou com sintomas leves ou graves. Se for grave, a doença pode provocar perda de peso, n√°useas e vômitos.

O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (√°gua) e não tomar medicamentos sem indicação médica.

Comunicar erro
ODONTOTOP

Coment√°rios

PATOESTE 3