PREFEITURA MEIO 1

SECRETARIA DE SA√öDE INICIA AÇÕES PARA O LEVANTAMENTO R√ĀPIDO DE √ćNDICES DE AEDES AEGYPTI

O levantamento √© realizado em todos os bairros do Munic√≠pio, e se refere a uma metodologia que permite a constatação r√°pida da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti.

Por Percival Júnior em 14/05/2024 às 14:31:58

A partir desta segunda-feira (13), os agentes de combate a endemias do Município realizam visitas domiciliares para o Levantamento R√°pido de Índices de Aedes aegypti (LIRAa). A ação se iniciou no Bairro Morro Alto, e é realizada pela Secret√°ria de Saúde (SMS) de Guarapuava, por meio do Setor de Vigilância Ambiental em Saúde.

"Esta ação é importante porque ela nos direciona e possibilita que saibamos onde realmente h√° o maior número de focos aqui dentro de Guarapuava. Dividimos a cidade em seis estratos. A partir disso, fazemos uma porcentagem destes locais, para sabermos quais bairros estão com mais índice de infestação. Então, constatamos qual é o nosso índice de infestação predial do Município", declarou a respons√°vel pelo setor de Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Sabina Curi.

"O LIRAa é o índice de amostragem r√°pida que nos permite ver de forma mais clara qual o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti. A partir disso, podemos saber quais as √°reas mais afetadas da cidade e, então, desenvolver um plano de ação e enfrentamento mais eficaz e direcionado", destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Bruna Tembil Batista.

O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma r√°pida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti. Os resultados obtidos permitem aos gestores a avaliação das atividades j√° desenvolvidas e o redirecionamento das ações de controle do vetor, além de indicarem os depósitos mais utilizados pelo mosquito para a postura dos ovos.

"Esta ação é importante para combatermos o mosquito e evitarmos a proliferação. Nós percorremos todos os bairros. O LIRAa dura em torno de uma semana, e é um índice r√°pido para constatarmos o grau de infestação que temos na cidade", ressaltou uma das agentes da ação no Bairro Morro Alto, Rosa de F√°tima Kraus Sidor.

"Acho muito importante, porque tem muita gente que não liga para essas coisas. Eu gosto muito de deixar tudo organizado, porque eu tenho meu filhinho, e sei que dengue não é algo f√°cil. É algo horrível, j√° perdi muita gente da minha família por causa disso. As visitas são super boas, porque não é f√°cil, ainda mais para nós que não entendemos muito sobre. É muito bom ter elas (as agentes) aqui", relatou a moradora Gabrielly Naiane Silvério, de 23 anos.

"É bom quando (os agentes) v√™m fazer uma visita para a gente, porque nos orientam com coisas que a gente não sabe. É muito importante fazerem esta visita. Que a população faça a parte dela, nós fazemos a nossa, e combatemos o mosquito da dengue", afirmou a moradora Madalena Francisco de Souza, de 47 anos.

Comunicar erro
ODONTOTOP

Coment√°rios

PATOESTE 3