PREFEITURA MEIO 1

SECRETARIA DE SA√öDE DE GUARAPUAVA INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE NO MUNIC√ćPIO

As ações são realizadas em parceria com outras instituições locais. O foco √© na limpeza dos pontos mais cr√≠ticos da cidade, al√©m da conscientização dos moradores sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Por Percival Júnior em 07/02/2024 às 12:15:21

O Paran√° est√° entre os quatro Estados com maiores índices de casos de dengue no Brasil. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 2 de fevereiro. Por isso, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e do Departamento de Vigilância em Saúde, intensificam as ações realizadas de combate à Dengue no Município.

"Como j√° se sabe, estamos com infestação do mosquito Aedes Aegypti em nossa cidade. J√° temos casos da doença em Guarapuava. Por isso, precisamos redobrar os cuidados, para garantir a segurança de todos. Pedimos à população que mantenha o terreno limpo, sem reservatório de √°gua parada. Além disso, nossos Agentes de Endemias estão realizando um intenso trabalho. Por isso, pedimos também para que a população receba-os em suas resid√™ncias para vistoria. Por fim, atenção aos sintomas. Caso apresente febre, dores no corpo, dor atr√°s dos olhos, vômitos, diarreia e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima", enfatizou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Bruna Tembil Batista.

As ações realizadas consistem em limpeza nos pontos mais críticos da cidade, além de conscientização dos moradores sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti e prevenir a propagação da doença no Município.

Andressa Leal, moradora do Bairro Morro Alto, recebeu os Agentes de Endemias para a vistoria de sua casa. Ela explica sobre a importância dos cuidados.

"Eu j√° tenho o cuidado em manter o terreno limpo, sem √°gua parada, e os potes dos animais e das plantas higienizados. Mas acho muito importante ter a visita dos agentes para que as outras pessoas também tenham essa consci√™ncia", disse a moradora.

DADOS DE GUARAPUAVA

Atualmente, Guarapuava possui 16 casos confirmados da doença, sendo um caso autóctone, ou seja, contraído no próprio Município. Além disso, o último Levantamento R√°pido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 9 e 15 de janeiro de 2024, apontou Índice de Infestação Predial (IIP) em 1,6. Nesse período, foram visitados 1618 imóveis e coletadas 25 amostras positivas. Duas delas no Bairro Industrial, tr√™s no Bairro batel e 20 no Bairro Santa Cruz.

Confira a seguir as ações que serão realizadas nos próximos dias em Guarapuava:

9/2- Mutirão na Rua XV de Novembro a partir das 9h.

16/2- Mutirão na cidade toda, hor√°rio a ser definido.

Comunicar erro
ODONTOTOP

Coment√°rios

PATOESTE 3