PREFEITURA MEIO 1

Metrô, academia e shopping: Vídeos de pessoas usando o Apple Vision Pro fora de casa viralizam nas redes sociais

.

Por Luiz Ricardo em 05/02/2024 às 10:50:37
Em uma das publicações, é possível ver uma pessoa usando os óculos enquanto dirige um Tesla. A Apple não recomenda o uso em carro em movimento e em outros veículos. No metrô, na academia e até dirigindo: Vídeos de pessoas usando o Apple Vision Pro na rua viralizam nas redes sociais

Reprodução/TikTok

Na última sexta-feira (2), a Apple começou a entregar os seus mais novos óculos de realidade virtual, o Apple Vision Pro, para os compradores nos EUA. As primeiras experiências de uso logo viralizaram nas redes sociais, uma vez que muitas pessoas têm aproveitando o produto na rua mesmo.

No X (ex-Twitter) e no TikTok, é possível encontrar registros de norte-americanos usando os óculos na calçada, atravessando a rua, no metrô, na academia e, pasmem, até dirigindo.

O g1 procurou a Apple para comentar sobre esses vídeos e entender se os dispositivos também podem ser usado em ambientes externos. A empresa enviou um link com instruções de uso (veja aqui).

Sobre dirigir com o Vision Pro, a Apple afirma: "Nunca use o dispositivo ao operar um veículo em movimento, bicicleta, maquinaria pesada ou em qualquer outra situação que exija atenção à segurança".

Notar os donos do Vision Pro "gesticulando no ar" também tem causado certa estranheza, mas isso tem uma explicação (entenda abaixo).

Em várias dessas publicações, as pessoas aparecem com o Vision Pro conectado a um fio, que serve para alimentar a bateria do produto. Em seu site, a empresa diz que o equipamento pode ser usado enquanto carrega.

Detalhes do Vision Pro ?????

O sistema do Vision Pro, chamado de visionOS, foi desenvolvido com base em outros sistemas operacionais (software) da Apple, como iOS, macOS e iPadOS.

Ao todo, são três opções de armazenamento interno: 256 GB, 512 GB e 1 TB. E a bateria suporta até 2 horas de uso geral no sistema e 2,5 horas para consumo de vídeo.

Ele é equipado com dois processadores: sendo o M2 para executar o sistema e o R1 para processar imagens.

Por que elas ficam 'gesticulando no ar' ????

A Apple explica que, para permitir a navegação e interação, os óculos são controlados pelos olhos, mãos e voz do usuário. A ideia, segundo a empresa, é fazer com que a pessoa interaja "com o conteúdo digital de uma forma que pareça estar fisicamente presente em seu espaço".

Por exemplo, para abrir um aplicativo, basta você tocar com os dedos "no ar", fazendo o movimento de pinça (????). E, ainda com esse comando, você consegue aproximar a imagem de um vídeo.

O produto também não bloqueia a visão total do usuário, o que permite visualizar o que acontece no "mundo real".

Tudo isso é possível porque ele está equipado de câmeras e sensores, que conseguem rastrear o movimento de quem o utiliza.

Além disso, o Vision Pro tem um recurso chamado EyeSight que, na prática, deixa os óculos transparente quando uma pessoa se aproxima da outra que está usando os dispositivos. Com isso, quem está do outro lado consegue ver os olhos de quem usa o Vision Pro.

Por enquanto, o novo equipamento da Maçã só está disponível nos EUA. Por lá, ele é vendido por cerca de US$ 3.499 (algo em torno de R$ 17.400, na conversão atual). Ainda não há detalhes para o lançamento no Brasil.
Comunicar erro
ODONTOTOP

Comentários

PATOESTE 3